Andréa Daher

Andréa Daher

Professora Titular de Teoria e Metodologia da História (DE).
Doutora em História pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1995).

http://lattes.cnpq.br/3145422372446614

andreadaher@gmail.com

 

LINHAS DE PESQUISA
  • Sociedade e Cultura.

 

TEMAS DE ORIENTAÇÃO

Questões relacionadas:

  • aos usos da escrita, no âmbito de diversas práticas sociais (religiosas, jurídicas, literárias etc.);
  • à produção e ao consumo cultural, nos períodos moderno e contemporâneo;
  • às práticas de representação seiscentistas e setecentistas (em particular na produção textual luso-brasileira e francesa).

 

PESQUISAS EM DESENVOLVIMENTO

Pesquisadora de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Projeto atual (2014-2018): “As modalidades de invenção do selvagem na época moderna”.

 

PRINCIPAIS TRABALHOS PUBLICADOS
  •  DAHER, Andrea. O Brasil francês. As singularidades da França Equinocial (1612-1615). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007 [Tradução do original francês, Les Singularités de la France Equinoxiale. Histoire de la mission des pères Capucins au Brésl (1612-1615). Paris: Éditions Honoré Champion, 2002].
  • DAHER, Andrea. A oralidade perdida. Ensaios de história das práticas letradas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
  •  DAHER, Andrea (organização e apresentação). Papéis da conquista do Maranhão. Rio de Janeiro: Academia Maranhense de Letras, 2009.
  •  DAHER, Andrea. La historia cultural como historia de las prácticas letradas en Brasil. In: La historia cultural. Un giro historiográfico mundial? València: Publicaciones de la Universitat de València, 2012, p. 201-215. [Tradução do original francês, Histoire culturelle comme histoire des pratiques lettrées au Brésil. In: L’Histoire culturelle: un “tournant mondial” dans l’historiographie? Dijon: Editions Universitaires de Dijon, 2008, p. 175-187].
  •  DAHER, Andrea. The ‘General Language’ and the Social Status of the Indians in Brazil (16th to 19th centuries). In: Racism and Ethnic Relations in the Portuguese Speaking World. Londres: The British Academy, 2012, p. 255-269.
  •  DAHER, Andrea. De los intérpretes a los especialistas: el uso de las lenguas generales de América en los siglos XVI y XVII. In: Saberes de la conversión. Jesuitas, indígenas e imperios coloniales en las fronteras de la cristiandad. Buenos Aires: Editorial SB, 2011, p. 61-80.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES RELEVANTES
  • Professora do Departamento de Filosofia e Ciências da Educação e do Setor de História e Historiografia da Educação Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP), de 1994 a 1996.

 

LABORATÓRIOS AOS QUAIS SE VINCULA
  • Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em história das práticas letradas (PEHL) do Instituto de História da UFRJ.