Pedagogias Críticas e Pensamento do Sul   De-centrando e re-centrando a Teoria Social   internacional

Profa. Dra. Peggy Levitt: Luella LaMer Slaner Professor in Latin American Studies; Professor and Chair, Department of Sociology, Wellesley College, and Associate, Weatherhead Center for International Affairs, Harvard University

Critical Pedagogies and Southern Thinking De-Centering and Re-centering international Social Theory Pedagogias Críticas e Pensamento do Sul De-centrando e re-centrando a Teoria Social internacional
Peggy Levitt Luella LaMer Slaner Professor in Latin American Studies Professor and Chair, Department of Sociology, Wellesley College, and Associate, Weatherhead Center for International Affairs, Harvard University Claudio Pinheiro Professor of Asian and African Studies, Graduate Program on Social History, Rio de Janeiro Fed. University; Sephis Programme, Chair; Nelson Mandela University

As ciências sociais vêm sendo repetidamente questionadas sobre a relevância heurística de suas categorias analíticas, seu repertório teórico e métodos. Nas últimas décadas, tem sido igualmente desafiadas em sua capacidade de abordar questões sociais que afetam o mundo em geral, oferecendo ferramentas para responder a problemas que afetam as sociedades do Norte (isto é, centrais, industrializadas, desenvolvidas) e do Sul (periféricas, em desenvolvimento). Uma questão básica é sob quais condições a sociologia internacional pode lidar com questões globais?

As críticas pós-coloniais ou de-coloniais concentraram-se na dimensão epistemológica para denunciar repetidamente os limites, a irrelevância ou a inadequação da axiologia ocidental ao abordarem sociedades não-ocidentais. Essas visões pressupõem que as Ciências Sociais derivam de um projeto ocidental de celebração da diversidade, através da reificação da homogeneidade cultural e de cânones hegemônicos produzidos pelo colonialismo. Consequentemente, as reações vão desde denunciar as Ciências Sociais como o imperialismo – derivado de um projeto colonial e, portanto, incapaz de a variedade de sociedades em nível global – até propor a descolonização da disciplina.

Mais recentemente, contribuições orientadas em torno de um Pensamento Sociológico do Sul vêm ganhando visibilidade. Este enquadre compartilha a crítica pós/de-colonial sobre as limitações epistemológicas da teoria sociológica clássica e propõe estratégias para promover um cânone mais inclusivo para a disciplina, através de uma avaliação sistemática do sistema de hábitos culturais das Ciências Sociais.

Abordagens críticas não-Ocidentais tenderam a se concentrar na teoria como fronteira ulterior e espaço preferencial de disputa pela versão hegemônica, prestando menos atenção ao papel desempenhado pelas rotinas pedagógicas e arsenais metodológicos para reproduzir uma academia mais dinâmica, igual e diversificada – ainda que dimensão tenha sido observada pela teoria sociológica clássica.

O curso tem como objetivo criar condições de observação de práticas inclusivas nas ciências sociais, através do ensino. A segunda e terceira partes desta disciplina analisarão o conteúdo dos currículos de diferentes tradições sociológicas referentes à teoria clássica, pensamento social e teoria social, ensinados em diferentes épocas. Defendemos que, juntamente com teorias e métodos, as rotinas pedagógicas são outro aspecto-chave de uma luta por uma relevância renovada para as ciências sociais no mundo atual e devem ser abordadas criticamente para construir agendas renovadas e inclusivas para as ciências sociais em geral. O objetivo não é desautorizar ou condenar a axiologia ocidental como puro imperialismo cultural nas Ciências Sociais, mas introduzir a relevância do Pensamento do Sul e dos pensadores sociais para uma discussão renovada sobre a relevância heurística das Ciências Sociais em geral.

Organização

Este curso tem uma dupla perspectiva e divide-se em três partes: introduzir duas discussões (em torno de Sociologias do Sul e Práticas Críticas de Pedagogia) e desenvolver exercícios para renovar as práticas pedagógicas da disciplina.

Unit 1

Geopoliticas do conhecimento e revisões críticas do cânone sociológico

Geopolitics of Knowledge and Critical assessments to the sociological cannon

Unit 2

Pedagogias críticas, Ciências Sociais e mais além

Critical Pedagogies, Social Sciences and Beyond

Unit 3

Rotinas Pedagógicas revisitadas: inclusão e diversidade

Pedagogic routines: Inclusiveness and diversity

Participação, Exames e Requisitos

Espera-se que os alunos leiam a literatura e participem das aulas preparadas para participar de discussões ativas. Pequenos exercícios serão propostos para serem aplicados durante as aulas. Mais detalhes serão discutidos na primeira sessão. O exame final consiste em um ensaio / projeto de 3000 palavras, elaborando um ou mais dos tópicos discutidos durante o semestre.

Recursos e Produtos

O curso inclui leituras e discussão de literatura referida ao tema, a realização de entrevistas ao vivo com intelectuais do Norte e do Sul Global e, ainda, a realização de filmes ficcionais sobre estratégias de ensino e reversão de assimetrias do campo cientifico internacional.

Aspectos práticos

A disciplina será ministrada simultaneamente no Rio de Janeiro e em Boston, nas 2as feiras à tarde. As aulas serão tanto em português como em inglês (com tradução consecutiva) e com transmissão on-line ao vivo.

Inscrições e informações

Inscrições de estudantes externos é encorajada e estudantes-ouvintes serão aceitos, dependendo da lotação da sala de aula.

PPGHIS – Programa de Pós-graduação em História Social

Largo de São Francisco, 1/sl. 205 – Rio de Janeiro

(21) 3178-2924 e (21) 99087-2141 (cel/Whatsapp)

ppghis.ufrj@gmail.com | c.pinheiro.ufrj@gmail.com | lsedrez@gmail.com