História Social das Emoções: Idade Média e além

Prof. Dr. Gabriel Castanho

EMENTA DA DISCIPLINA:

Dentre os temas mais polêmicos e complexos que foram (re)valorizados pela Nova História, as emoções apenas muito recentemente vêm mobilizando os historiadores interessados em tratá-las como objeto das Ciências Sociais. Antes relegadas ao domínio exclusivo do indivíduo e das ciências do homem, as emoções são hoje, cada vez mais, vistas enquanto produto de intricados processos de construção sociocultural. Se o avanço tecnológico no campo das ciências biológicas permite atualmente uma renovação no conhecimento da manifestação fisiológica das emoções, novas teorias da linguagem associadas ao desenvolvimento de novas metodologias de análise textual permitem vislumbrar a dinâmica histórica existente por detrás de muitas dessas manifestações físicas das emoções.

Tendo em vista tal configuração do campo de pesquisa, o presente curso visa apresentar e discutir criticamente o estudo das emoções realizado pelos historiadores, bem como exercitar o trabalho de análise da documentação histórica que busque compreender os processos socioculturais de construção das emoções.

Para tanto o curso se organizará em três eixos principais: A) teorias dos estudos sociais das emoções; B) os estudos medievais das emoções; C) a história das emoções nas pesquisas dos participantes do curso. Por apresentar uma ampla reflexão teórica a respeito das emoções enquanto objeto de pesquisa no campo das Ciências Sociais, o curso será útil para estudantes de história em geral, e não apenas para medievalistas.

AVALIAÇÃO:

Participação ativa nas discussões em sala e trabalho a ser entregue ao final do curso

Programa Completo: Castanho-ppghis-2018