O golpe de 1964 – conteúdos sociais

Prof. Renato Lemos

Ementa: Pretende-se discutir os conteúdos classistas do golpe de 1964. Será dada ênfase à atuação do Instituto Brasileiro de Ação Democrática (IBAD) e do Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES) na conspiração contra o governo de João Goulart e na elaboração de programas para uma mudança de regime político. Complementarmente, será analisada a participação do movimento de mulheres e de órgãos de imprensa na conjuntura política.

Objetivo principal: analisar o caráter de classe do golpe que depôs o presidente João   Goulart.

Programa: O curso será dado em quinze sessões e constará de seminários de leitura em que os alunos apresentarão sumários dos textos, enfatizando os tópicos selecionados. O número de sessões reservado para cada texto levará em consideração a sua complexidade e tamanho e poderá variar de acordo com a dinâmica da discussão.

Avaliação: Os alunos elaborarão um trabalho articulando a bibliografia ao seu tema de pesquisa.

Frequência: A ausência em mais de 25% do curso implica reprovação. Poderão ser analisadas situações motivadas por problemas de saúde ou trabalho, desde que o número de faltas não inviabilize o aproveitamento do aluno.

Ementa Completa, com Bibliografia