Pós-Emancipação em Perspectiva Comparada: Cidadania, Trabalho e Raça nos Estados Unidos, Caribe e Brasil

Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ
O Programa ainda está incompleto. Oportunamente acrescentaremos os tópicos de
cada aula com as leituras indicadas.
Programa de curso
Pós-Emancipaço em Perspectiva Comparada: Cidadania, Trabalho e
Raça nos Estados Unidos, Caribe e Brasil.
Profas. Flavio Gomes (PPGHC/UFRJ),  Monica Grin (PPGHIS/UFRJ)
Segundas-feiras: 10:00 – 13:00 — 2014/2
Ementa:
A  emancipação  dos  escr avos  nas  Américas  ao  longo  do  séc.  XIX  trouxe  complexos
desafios para a reconstrução de várias sociedades pós-escravistas. Não foi um processo
histórico  desconectado  ou  tão  somente  articulado  com  narrativas  de  determinadas
nações
,  como  algumas  perspectivas  historiográficas  salientam.  O  ambiente  das ideias
(suas  conexões  entre  expectativas,  desejos,  medos)ser á  também  objeto  de  nossas
análises.  Pensar  tal  processo histórico  numa  perspectiva  comparada  –Brasil,  Caribe  e
Estados Unidos — é a principal proposta deste curso.
Como  os  sentidos  e  significados  de  trabalho,  família,  prosperidade  e  cidadania  se
intercruzavam com  as  ideias de raça  e  as  operações  das políticas  públicas  de  ordem,
poder  e  disciplina?  Como
nações
e  espaços  pós-coloniais  foram  reinventados  na
ambiência  e  período  do  pós-emancipação?  Dentre  os  desafios  sublinhamos  a
regulamentação  do  trabalho,  os  limites  à  autonomia  das  formas  camponesas,  a
acomodação de conflitos políticos e sociais, a extensão da cidadania, a moralização dos
costumes e os embates  que adquirem  não raro a forma de  enfrentamentos raciais  com
impactos sobre os sentidos de cidadania, trabalho e
liberdade
. Avaliamos inicialmente
como uma dada historiografia clássica do pós-abolição – especialmente no Brasil — se
constituiu  orientada  pelo  legado do fenômeno  da escravidão, não  raro  com  forte víeis
moral.  Esse  é  o  caso  de  alguns  importantes  estudos  clássicos  que  pioneiramente
enfrentaram o contexto do pós-emancipação tentando responder às questões referidas à
escravidão.  Mesmo  com  o  incremento  de  importantes  pesquisas,  há  ainda  questões
abertas quanto à definição de campos de estudos sobre o pós-emancipação no Brasil em
termos de temporalidade, espaço, epistemologia e recorte historiográfico transversal.
Um desafio possível seria analisar em que medida uma dada historiografia sobre o pós-
emancipação é capaz de promover uma reflexão mais autônoma cuja ênfase encontre-se
mais nas questões  dirigidas às fontes do  que em um  diálogo  direto e obsessivo com a
escravidão.  Como  definir a temporalidade do  pós-emancipação  no Brasil e em outros
lugares das Américas? De  que modo  tanto os estudos clássicos  quanto os atuais sobre
Brasil, Caribe  e  EUA  nos  garante  a  possibilidade  deexplorar  temas,  usos  de  fontes  e
horizontes  teóricos  afins?  O  que  há  de  comum  ou  de  particular,  especifico  na
comparação    desses  casos?    Enfim,  o  curso  propõe  uma  reflexão  sobre  o  pós-
emancipação,  destacando  questões  que  nos  permitam  analisá-lo  nos  seus  próprios

 

 

termos e, ao mesmo tempo,  explorar  as implicações  historiográficas desse  campo em
perspectiva comparada.
Bibliografia Geral (incompleto):
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