Programa de disciplina

Ressentimentos: gramáticas políticas e sentimentos morais (sécs. XIX ao XXI)

O objetivo do curso é resgatar a historicidade do ressentimento, como sentimento moral, e a sua relevância hoje como expressão de luta para segmentos identitários em busca de reconhecimento e reparação.

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História Social das Emoções: Idade Média e além

O presente curso visa apresentar e discutir criticamente o estudo das emoções realizado pelos historiadores, bem como exercitar o trabalho de análise da documentação histórica que busque compreender os processos socioculturais de construção das emoções.

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Igreja e Reformas Religiosas no Período Moderno

A disciplina pretende discutir alguns trabalhos de referência da historiografia sobre as Reformas religiosas do século XVI (Protestante e Católica) e textos, que revelam pesquisas mais recentes.

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História das Mulheres

Estudo das problemáticas relacionadas à história das mulheres, considerando a formação do campo, o diálogo com a filosofia e as ciências humanas, aspectos teóricos, metodológicos e horizonte conceitual.

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A formação do Estado Moderno: uma discussão historiográfica

O curso pretende discutir as teses que tomam o Estado Moderno como Estado Absolutista, buscando aprofundar o debate acerca das raízes sagradas das Monarquias Modernas e a dimensão especificamente política adquirida ao longo dos séculos XVI ao XVII.

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História indígena: pedagogia decolonial, interculturalidade crítica e ensino de História da América

A disciplina tem como objetivo analisar a problemática da interculturalidade no contexto latino-americano. Para tal, serão analisados os principais conceitos dos Decoloniais, bem como serão apresentadas noções básicas da Pedagogia Decolonial e da interculturalidade crítica. O objetivo é pensar a História da América com especial destaque para o ensino e a pesquisa da História Indígena.

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Espacializando o Passado: Abordagens Geográficas em História

O objetivo do curso é apresentar a Geografia como um meio de problematizar os mundos históricos.

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Paisagem Urbana, Memória e Ativismo Contemporâneo

O curso tem como objeto a paisagem urbana moderna e contemporânea. Procura discutir os conceitos de memória, ativismo e direito à cidade a partir de um recorte interdisciplinar e pensando a problemática das cidades desde o final do século XIX, analisando alguns estudos de caso ao longo do século XX no Brasil e no mundo. Também procurar-se-á pensar a memória, os conflitos e disputas provocados na luta por direito ao espaço urbano e silenciamentos, patrimônios e processos de gentrificação, bem como os tipos de fontes e referenciais teóricos-metodológicos para se construir uma história pública dos movimentos sociais urbanos no tempo presente.

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Narrativas de crimes

O objetivo desta disciplina é discutir como a partir de acontecimentos tratados como crimes é possível trabalhar diversas questões contemporâneas da historiografia. O acontecimento pode motivar indagações a seus contemporâneos, registradas em diversos meios, especialmente a imprensa e a documentação da Justiça, onde vemos emergir debates sobre temas de gênero, questões de trabalho ou econômicas e disputas culturais. Partindo de alguns textos clássicos, será feita a análise de diversos trabalhos focados em crimes específicos, dando ênfase à produção brasileira mas tentando trazer também alguns exemplos da bibliografia internacional.

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Língua, conquista e colonialismo

O seminário parte da observação de histórias da expansão ocidental, observadas a partir do dilema da comunicação, a partir de práticas de representação letrada, do século XVI ao século XVIII, na América e na Ásia.

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Seminário de pesquisa em Sociedade e Cultura – 2018/01

Esta disciplina tem dois objetivos principais. O primeiro é promover uma discussão a respeito de algumas perspectivas em história da cultura, levando-se em conta seus pressupostos epistemológicos, a historicidade de cada uma das perspectivas estudadas e a possibilidade de uso de suas ferramentas em estudos contemporâneos. O segundo consiste em proporcionar aos pós-graduandos um espaço de diálogo a respeito de seus projetos de pesquisa. Ao longo das dez primeiras aulas, serão debatidas as premissas teóricas das diferentes obras lidas, partindo-se das transformações histórico-semânticas da noção de “cultura” e das disputas intelectuais que se constituem em torno dela. Nas cinco últimas aulas, serão debatidos os projetos dos alunos. A disciplina assumirá a forma de seminário, privilegiando a leitura crítica dos textos e a discussão em sala de aula, com o intuito de oferecer uma contribuição geral para as pesquisas desenvolvidas por mestrandos e doutorandos.

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Leituras sobre história social e econômica

O presente curso tem por objetivo começar a discutir traços das elites sociais na América lusa entendendo-as no interior de uma monarquia pluricontinetal. Entretanto, antes de entrar em tal discussão pretende-se trabalhar algumas ferramentas técnicas e teóricas da pesquisa em história social, especialmente a micro-história italiana, assim como textos sobre nobreza na Europa Moderna.

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Seminário de pesquisa em Sociedade e Política – 2018/01

Esta disciplina é obrigatória para a linha de “Sociedade e Política”. O objetivo principal é discutir as transformações ocorridas na história política nos séculos XX e XXI que produziram novos conceitos, novos objetos de estudo e novas abordagens que redefiniram e multiplicaram o entendimento conceitual acerca da História Política.

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Seminário de Pesquisa Sociedade e Economia – 2018/01

O presente curso tem por objetivo introduzir o estudo de alguns métodos e técnicas de pesquisa em Historia Econômica e Social, assim como apresentar as características axiais de algumas tendências teóricas, especialmente no que se refere às relações entre sociedade, indivíduo, hierarquias sociais e escravidão.

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Festas e cerimônias: perspectivas comparadas em bibliografia recente

Profa. Dra.Beatriz Catão Cruz Santos Profa. Dra. Hanna Sonkajarvi Horário: quinta-feira, de 14:00 às 17:00  Ementa: A disciplina pretende discutir uma bibliografia sobre festas e cerimônias na época moderna (séculos XV ao XVIII). Visando uma reflexão sobre as festas e cerimônias do mundo ibero-americano, a bibliografia escolhida dá ênfase à produção europeia realizada a partir […]

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Tempo e História

Profa. Marta Mega   Ementa: abordagem da construção do sujeito histórico na dimensão do tempo, segundo noções como as de processo, devir, evolução, revolução e sobretudo temporalidade múltipla: tempo linear / cronológico, eternidade, instante. I- Temporalidade – chronos, aion, kairós – temporalidade e mito – o tempo linear: processo, evolução/mutação – devir II- História – […]

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O golpe de 1964 – conteúdos sociais

Pretende-se discutir os conteúdos classistas do golpe de 1964. Será dada ênfase à atuação do Instituto Brasileiro de Ação Democrática (IBAD) e do Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES) na conspiração contra o governo de João Goulart e na elaboração de programas para uma mudança de regime político. Complementarmente, será analisada a participação do movimento de mulheres e de órgãos de imprensa na conjuntura política.

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Violência no Século XX: entre trauma, memória e história

Professoras Doutoras: Monica Grin e Sílvia Correia Objetivo: O curso coloca a violência como norte de reflexões e debates sobre o chamado longo século XX. O longo século testemunhou diferentes formas de violência –  genocídio, colonialismo, guerras nacionais e civis, lutas por autodeterminação, movimentos civis armados – que desafiaram a comunitas, não raro com desfechos […]

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História e Histórias de vida: trajetórias, biografias e autobiografias na narrativa historiográfica

Terça feira, de 14h às 17h Profa. Dra. Maria Paula Araujo Ementa: O curso pretende discutir as relações entre história e histórias de vida/indivíduo e sociedade, assim como a relação entre história, memória, trajetórias de vida e testemunho que colocam em questão o lugar da subjetividade/sensibilidade/experiência humana na história e na narrativa historiográfica.. Pretende também […]

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Formas de falar de si: ensaio, autobiografia, ficção

Programa de Pós-Graduação em História Social – UFRJ – 2017.2 Segunda-feira, de 14:00 às 17:00 Prof. Felipe Charbel Formas de falar de si: ensaio, autobiografia, ficção O curso busca discutir o interesse e as particularidades de performances textuais híbridas e intergenéricas no âmbito das ciências humanas e da literatura. Partindo de discussões iniciais sobre o […]

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Seminário de história das práticas letradas: “O século XVI do século XX”: analogia entre mística e teoria dos signos

Profa. Andrea Daher Este seminário abordará perspectivas teóricas diversas e apresentará estudos de caso pontuais de práticas de discurso relacionadas à analogia: primeiro, sob a instituição retórica, em particular no século XVI; e, segundo, nos usos que o século XX fez dessa categoria, muitas vezes relacionados diretamente às perspectivas quinhentistas. Num primeiro bloco, as leituras […]

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Igreja e religiosidades no Império português: aspectos institucionais, políticos e devocionais (séculos XVI-XVIII)

Prof. Dr. William de Souza Martins Ementa: Análise da ação institucional da Igreja no mundo lusitano e das trocas e apropriações culturais elaboradas pelos fiéis leigos a partir da doutrina católica. A referida análise será conduzida tomando por eixo três distintos agentes eclesiásticos: o episcopado e o clero diocesano; o Tribunal do Santo Ofício da […]

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Leituras sobre historia econômica: métodos de pesquisa (sociedades de Antigo Regime) e visões recentes do Brasil (século XXI)

Prof. João Fragoso O curso tem por objetivo introduzir métodos e técnicas em Historia Econômica e Social para a análise de sociedades do Antigo Regime. Da mesma forma, ele pretende contribuir para recuperar uma antiga tradição dos profissionais de Historia econômica, qual seja o de se valer das suas ferramentas heurísticas para entender a lógica […]

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História e Cidades nas Américas.

Este curso é um seminário para introduzir o conceito de história urbana na historiografia, com ênfase nas cidades americanas. O curso vai examinar diferentes abordagens temáticas para história urbana (como cidade e gênero, cidade e trabalho, urbanização, cidade e ambiente, cidade e saúde), e também como historiadores utilizaram estas abordagens nos seus estudos de certas cidades do continente americano. Em princípio, estas cidades serão Buenos Aires, Rio de Janeiro, Ciudad de Mexico, Chicago, mas podem ser substituídas por outras após discussão entre alunos e professora.

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Religião, comunidade e instituição: Igreja medieval em construção

 Prof. Dr. Gabriel Castanho Ementa da Disciplina: Muitos são aqueles que, hoje em dia, veem na Igreja um exemplo de instituição anacrônica e imóvel; um símbolo da alienação e um instrumento de poder autoritário. Contudo, os estudos desenvolvidos no campo das Ciências da Religião, bem como os avanços recentes dos estudos da Igreja medieval apontam […]

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O golpe de 1964 – conteúdos sociais

Prof. Renato Lemos   Ementa: Pretende-se discutir os conteúdos classistas do golpe de 1964. Será dada ênfase à atuação do Instituto Brasileiro de Ação Democrática (IBAD) e do Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES) na conspiração contra o governo de João Goulart e na elaboração de programas para uma mudança de regime político. Complementarmente, […]

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Do “imanentismo radical” ao “ato da leitura”: um percurso das análises literárias no século XX

Prof. Henrique Buarque de Gusmão  Desde o início do século XX, diversas foram as tentativas de constituição de um campo de estudos próprio às análises formais de obras literárias de ficção. O movimento do “Opojaz” (na Rússia das primeiras décadas do século) e o estruturalismo linguístico (com destaque para os debates de estudiosos que atuavam […]

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Mestiçagem e relações sociais na América ibérica (sécs. XVI – XVIII)

PPGHIS – PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL   Título do Curso: Mestiçagem e relações sociais na América ibérica (sécs. XVI – XVIII)   Professora: Juliana Beatriz Horário: 6a feira – 14h/17h   Ementa: hierarquias sociais e relações de força na América ibérica; conceito de mestiçagem; mestiçagem como chave explicativa; mestiçagem como fenômeno sócio […]

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História e memória do exílio no século XX

O objetivo do seminário é contribuir para o estudo dos desterros ditatoriais que ocorreram ao longo do século XX, a partir da análise das singularidades e confluências que caracterizaram a experiência do exílio político no mundo contemporâneo.

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Ficção e história

Curso: Ficção e história   Prof. Felipe Charbel   Horário: sextas-feiras, das 15:00 às 18:00     Ementa: A proposta do curso é analisar, a partir de uma abordagem cruzada entre teoria da história e teoria literária, as “vias de acesso” entre ficção e história na literatura contemporânea em prosa. A escolha das obras seguiu […]

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Abolicionismos numa perspectiva atlântica (século XIX)

Professores: Fernando Vale Castro e Mônica Lima e Souza   Horário:  5ª feira  14h – 17h   EMENTA:   A disciplina tem como objetivo realizar uma discussão histórica e historiográfica acerca dos abolicionismos no Mundo Atlântico. Neste sentido serão analisados diferentes aspectos dos processos de abolição da escravidão, e do imediato pós-abolição, nos continentes africano […]

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Tópico Especial: “Ditadura militar e política no Brasil – historiografia e história

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de História   Programa de Pós-Graduação em História Social – PPGHIS Tópico Especial: “Ditadura militar e política no Brasil – historiografia e história”   Prof. Renato Lemos renato.lemos@globo.com 2014/2 Horário: quintas-feiras, das 10 às 14 h.     Ementa: Pretende-se discutir aspectos políticos do regime ditatorial brasileiro recente […]

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IMAGEM E ARTISTA NA NARRATIVA HISTÓRICA (séculos XVI-XXI)

Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHIS) IH – UFRJ   2014/ II     TÍTULO da DISCIPLINA:   IMAGEM E ARTISTA NA NARRATIVA HISTÓRICA (séculos XVI-XXI)   Professora Doutora Maria Beatriz de Mello e Souza (PPGHIS).   Aulas: Quinta-feira, 9:00-12:00 hs., se possível na sala Afonso C. M. Santos (219).   Atendimento aos alunos: […]

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Natureza e História

Dentro deste panorama, o curso pretende discutir, mesmo que de maneira seletiva, o estado da arte do tratamento do tema da natureza na historiografia contemporânea. A discussão focalizará alguns trabalhos especialmente relevantes, agrupados segundo determinados eixos conceituais e temáticos que possam fornecer uma clara indicação da riqueza, densidade e relevância das análises.

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História, Arte e Paisagens Urbanas: Perspectivas Teóricas e Historiográficas

SEGUNDO SEMESTRE DE 2014 – QUARTAS, DE 10 ÀS 13 HORAS PROFESSORA DRA. ANDREA CASA NOVA MAIA   EMENTA   A disciplina tem como objeto a relação entre História da Arte e Teoria da Arte, procurando discutir os usos da imagem para fins da produção de conhecimento histórico, bem como analisar os diferentes conceitos de […]

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Desrazão e ludicidade : o regime de prazeres no Brasil dos anos 1950-1960

D e s r a z ã o   e  l u d i c i d a d e : o  r e g i m e   d e   p r a z e r e s   n o  B r a s i l    d o s   a n […]

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História Social da Propriedade da Terra

1–Justificativa e objetivos: Este curso tem por objetivo geral questionar alguns modelos de desenvolvimento histórico aparentemente neutros, mas contaminados de preconceitos.Especificamente, dialogaremos com o direito agrário e com a história agrária para questionar a idéia amplamente disseminada de que a propriedade privada da terra é algo absoluto, a-histórico e símbolo per se da evolução e […]

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Conflito e memória no século XX: contribuição da África, Ásia, Europa

Universidade Federal do Rio de Janeiro PPGHIS Disciplina: Conflito e memória no século XX: contribuição da África, Ásia, Europa para os estudos culturais. Profs. Sílvia Correia e Murilo Bon Meihy Horário da aula: terça-feira 14.00 às 17.00horas. Contato: sabcorreia@gmail.com;meihy@yahoo.com.br Objetivos Tendo como tema central os estudos culturais na Europa, África, América e Ásia, esta disciplina, […]

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Abordagens da violência na América Latina moderna

Ementa 1. Violência e modernidade: aproximações teóricas. Norbert Elias: processo civilizador, monopólio estatal da violência e a de-civilização. Michel Foucault: disciplina, biopolítica e Estado. A questão do “castigo civilizado” nas sociedades modernas: Foucault e Elias desde a leitura de David Garland.  Elias, Norbert. “Civilización y violencia”, Revista Reis, n. 65, Madrid, p. 141-151.  […]

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Independências e formação dos Estados nacionais nas Américas.

Professor: Vitor Izecksohn O curso propõe uma comparação entre a gênese da república dos Estados Unidos e os processos que tiveram lugar no antigo Vice-Reinado do Rio da Prata. Analisarei as discussões relativas às crises dos Impérios Inglês e Espanhol na segunda metade do século XVIII, enfatizando a importância das propostas federativas e confederativas tal […]

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Questões de escalas: o macro e o micro na análise histórica

Nos últimos anos tem-se assistido a um considerável incremento da utilização dos métodos da Micro-história na produção historiográfica brasileira, o que sem dúvida contribuiu enormemente para o desenvolvimento de enfoques inovadores no campo da pesquisa. Por outro lado, é inegável a contribuição já consolidada dos métodos seriais, de caráter mais macro, na construção do nosso conhecimento histórico. Neste contexto, a discussão sobre a relação entre as escalas macro e micro no trabalho do historiador, foco central do curso, torna-se imprescindível como pano de fundo metodológico.

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Portugal e Espanha na época Moderna: estudos sobre a União Ibérica

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de História Curso: Portugal e Espanha na época Moderna: estudos sobre a União Ibérica Profa.Dra.: Jacqueline Hermann 2º semestre de 2014  – horário : 2ªfeira das 14 ás 17horas   Portugal e Espanha na época Moderna: estudos sobre a União Ibérica Objetivo :  Analisar  a  formação  dos  Estados  […]

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Pós-Emancipação em Perspectiva Comparada: Cidadania, Trabalho e Raça nos Estados Unidos, Caribe e Brasil

Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ O Programa ainda está incompleto. Oportunamente acrescentaremos os tópicos de cada aula com as leituras indicadas. Programa de curso Pós-Emancipaço em Perspectiva Comparada: Cidadania, Trabalho e Raça nos Estados Unidos, Caribe e Brasil. Profas. Flavio Gomes (PPGHC/UFRJ),  Monica Grin (PPGHIS/UFRJ) Segundas-feiras: 10:00 – 13:00 — 2014/2 Ementa: […]

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Seminário de Pesquisa em Sociedade e Economia – 2017-01

O presente curso tem por objetivo introduzir o estudo de alguns métodos e técnicas de pesquisa em Historia Econômica e Social, assim como apresentar as características axiais de algumas tendências teóricas, especialmente no que se refere às relações entre sociedade, indivíduo, hierarquias sociais e escravidão.   I – Teoria, Macrohistória, Ocidentalismos Cavalli-Sforza, Luca. Quem somos? […]

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Seminário de Pesquisa em Sociedade e Cultura

Profª. Drª. Maria Aparecida Rezende Mota Ementa Disciplina obrigatória da Linha de Pesquisa “Sociedade e Cultura”, seu ponto de partida é uma História Social da Cultura interessada no exame dos objetos culturais, na perspectiva de sua historicidade, tanto no que concerne às estratégias e categorias manejadas pelos atores sociais, quanto aos modelos interpretativos empregados em […]

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Leituras em História Econômica: Fredrik Barth, Giovanni Levi e E.Grendi

Prof. João Fragoso Durante muito tempo a ênfase em conceitos estruturais como o de classe social fez com que o investigador ignorasse os sujeitos que viviam tais conceitos.  Um dos resultados deste procedimento foi à realização de investigações com pouca atenção para as estratégias e incertezas daqueles sujeitos. Da mesma forma, se esqueceu que os […]

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Seminário de Pesquisa em Sociedade e Política

  Prof. Carlos Fico EMENTA História política no século XIX: positividades e limites das histórias nacionais, da história diplomática, das temáticas da guerra, da biografia etc. O historicismo cientificista e o historicismo romântico. A decadência da história política no século XX: o predomínio acadêmico do marxismo e a valorização da perspectiva macro-teórica dos estudos sócio-econômicos. […]

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História e Natureza

Dentro deste panorama, o curso pretende discutir, mesmo que de maneira seletiva, o estado da arte do tratamento do tema da natureza na historiografia contemporânea. A discussão focalizará alguns trabalhos especialmente relevantes, agrupados segundo determinados eixos conceituais e temáticos que possam fornecer uma clara indicação da riqueza, densidade e relevância das análises.

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Cidade, Cultura e Violência

Profa. Andréa Casa Nova Maia e Prof. Marcos Bretas Ementa: A proposta deste curso é investigar elementos característicos da modernidade, partindo de categorias como crime, violência e visibilidade, verificando como estes se organizaram em diversas experiências urbanas. O crescimento urbano e o mundo da produção e da mercadoria construíram novas imagens da vida do sujeito […]

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História Intelectual: debates teóricos e reflexões para a América Latina

Ementa: O curso se dividirá em duas partes. Em um primeiro momento abordará aspectos teóricos e metodológicos com o objetivo de instrumentalizar os estudos sobre idéias e intelectuais sendo analisadas, sobretudo a Escola de Cambridge a partir de dos dois seus principais representantes, J. Pocock e Q. Skinner e a chamada História dos Conceitos de […]

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Historiografia, História do Tempo Presente e História oral

UNIDADE I: HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE : História Política e Historiografia Antoon De Baets ,THE ABUSE OF HISTORY: DEMARCATIONS, DEFINITIONS AND HISTORICAL PERSPECTIVES. BÉDARIDA, François. L’histoire et lê métier d’historien en France 1945-1995.Paris ,Ed.de la Maison des sciences de l’homme, 1995. CHARTIER, Roger. A história entre certezas e inquietude. Porto Alegre, Ed. Universidade/UFRGS, 2002. DOSSE, François. […]

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Mulheres no campo religioso: entre a santidade e a heterodoxia (Ibero-América e Europa católica, séculos XVI-XVIII)

Ementa: A disciplina busca discutir as práticas e as representações religiosas concernentes a diferentes categorias de mulheres atuantes no campo religioso, no contexto enfocado.   Avaliações: Participação nas discussões coletivas, resenhas e seminários. Elaboração de um trabalho final que promova a articulação entre os temas desenvolvidos em sala e a pesquisa de cada aluno.   […]

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A reestruturação da cristandade no Império e na Primeira República

A reestruturação da Cristandade no Império e na Primeira República Prof. Dr. Francisco Gomes   O curso proporcionará um estudo da reestruturação da Cristandade no Brasil após a crise do Sistema Colonial, dando ênfase ao processo de Romanização e de Reforma do Catolicismo durante o Império e a Primeira República, mais particularmente entre 1840 e […]

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