Seminário de pesquisa em Sociedade e Cultura – 2018/01

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL

Instituto de História

2018.1

Disciplina obrigatória da linha de pesquisa “Sociedade e Cultura”

Professora: Luiza Larangeira da Silva Mello

EMENTA

Esta disciplina tem dois objetivos principais. O primeiro é promover uma discussão a respeito de algumas perspectivas em história da cultura, levando-se em conta seus pressupostos epistemológicos, a historicidade de cada uma das perspectivas estudadas e a possibilidade de uso de suas ferramentas em estudos contemporâneos. O segundo consiste em proporcionar aos pós-graduandos um espaço de diálogo a respeito de seus projetos de pesquisa. Ao longo das dez primeiras aulas, serão debatidas as premissas teóricas das diferentes obras lidas, partindo-se das transformações histórico-semânticas da noção de “cultura” e das disputas intelectuais que se constituem em torno dela. Nas cinco últimas aulas, serão debatidos os projetos dos alunos. A disciplina assumirá a forma de seminário, privilegiando a leitura crítica dos textos e a discussão em sala de aula, com o intuito de oferecer uma contribuição geral para as pesquisas desenvolvidas por mestrandos e doutorandos.

Programa completo, com bibliografia: Larangeira-2018-01