Edital de Seleção de Mestrado 2020

Edital de Seleção de Mestrado 2020

ATENÇÃO: PRAZO DE INSCRIÇÕES PRORROGADOS ATÉ 28 DE OUTUBRO POR DIFICULDADES TÉCNICAS. Resultado de Homologação em 29 de outubro, 16 horas.

A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Social do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições, torna público, para conhecimento dos interessados, que se encontram abertas as inscrições para o exame de seleção para ingresso no Curso de Mestrado em História Social, a partir do dia 17 de setembro ao dia 28 de outubro de 2019, exclusivamente por via de inscrição eletrônica, acessível no endereço eletrônico https://www.ppghis.historia.ufrj.br/ingresso/inscricoes2020/, de acordo com as seguintes disposições:

A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Social do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições, torna público, para conhecimento dos interessados, que se encontram abertas as inscrições para o exame de seleção para ingresso no Curso de Mestrado em História Social, a partir do dia 17 de setembro ao dia 17 de outubro de 2019, exclusivamente por via de inscrição eletrônica, acessível no endereço eletrônico https://www.ppghis.historia.ufrj.br/ingresso/inscricoes2020/, de acordo com as seguintes disposições:

I – VAGAS:

O número máximo de vagas é 30 (trinta), mais duas vagas para o Programa de Qualificação Institucional da UFRJ de acordo com a portaria Nº 7555 de 29 de agosto de 2017, não havendo nenhum comprometimento, por parte do Programa, com o preenchimento total das vagas, nem com a concessão de bolsas. O número de vagas disponibilizadas por cada docente do PPGHIS estará disponível no site do Programa (http://www.ppghis.historia.ufrj.br/), na mesma página onde se encontra a ficha de inscrição.

II – REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

  1. Ser graduado em História ou em área afim em curso superior credenciado e reconhecido pelo Ministério da Educação;
  2. Preencher a ficha de inscrição, anexando cópias digitais dos documentos requeridos na mesma, a saber:
  3. Fotografia atualizada do candidato;
  4. Carteira de identidade;
  5. Diploma de graduação;
  6. Histórico escolar relativo à formação acadêmica;
  7. Incluir, na ficha de inscrição, o endereço eletrônico para o curriculum vitae Lattes atualizado;
  8. Indicar, na ficha de inscrição, a língua estrangeira em que prestará exame. Podendo ser inglês ou francês;
  9. Anexar à ficha de inscrição o projeto de pesquisa, em formato PDF, que pretende desenvolver no curso de Mestrado, tendo em vista o prazo máximo para conclusão de 2 (dois) anos, adequado aos temas de orientação dos professores do Programa (ver Anexo I, “Temas de Orientação dos Professores do PPGHIS”, parte integrante deste edital). O projeto deverá ser digitado em espaço 1,5 (um e meio), letra Times New Roman, corpo 12, em papel formato A4, margens de 2,5cm, com até 10 (dez) páginas de texto (afora a bibliografia), incluindo obrigatoriamente um resumo de 1 (uma) lauda. O projeto de pesquisa deve observar as recomendações constantes do “Roteiro para Elaboração de Projeto de Pesquisa” (ver Anexo II, parte integrante deste edital). O título do arquivo deve incluir o nome do candidato, da seguinte forma: “NOME_projeto”. (ex.: JOANA_SILVA_projeto.pdf).
  10. A não observância destas regras implicará a não homologação da inscrição. É reponsabilidade do candidato que estes documentos estejam em arquivos tipo PDF ou JPEG/JPG, como for apropriado, de até 1 Mb. Importante: todos os documentos anexados devem ter o nome do candidato como parte do nome do arquivo. Por exemplo: JOANA_SILVA_FOTO.JPG, JOANA_SILVA_IDENTIDADE.JPG, etc.

III – EXAME DE SELEÇÃO:

1. Avaliação do projeto de pesquisa (sem a presença do candidato). Cada projeto será avaliado por três professores do Programa. A banca examinadora indicará dois avaliadores, levando em conta o critério da análise pelos especialistas, membros do corpo docente do PPGHIS. O terceiro avaliador será indicado pelo candidato, na própria ficha de inscrição, podendo ou não este vir a ser o seu futuro orientador. Estarão habilitados para a etapa seguinte os projetos que forem selecionados por, pelo menos, dois dos avaliadores do Programa antes designados. Não serão atribuídas notas nesta etapa da avaliação.

2. Prova escrita, eliminatória e anônima. Estarão classificados para a etapa seguinte os candidatos e candidatas que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete). Serão propostas três questões, relativas a cada uma das linhas de pesquisa do PPGHIS (Sociedade e Cultura; Sociedade e Política; Sociedade e Economia). As questões serão estabelecidas a partir da bibliografia indicada no edital (ver Anexo III, parte integrante deste edital), e os candidatos escolherão apenas uma das questões para desenvolver na prova.

3. Prova oral de arguição do projeto de pesquisa e do currículo, com os candidatos aprovados na etapa anterior. Os candidatos que não atingirem a nota mínima sete (7,0) serão eliminados.

4 . Prova de competência em leitura de uma língua estrangeira (inglês ou francês), constituída de tradução de um texto de caráter historiográfico, nos termos do item quatro (04) do tópico II. O candidato poderá consultar dicionário da língua escolhida. A prova de língua estrangeira não será eliminatória, podendo ser repetida após seis meses de ingresso no Programa, em data a ser determinada. Neste caso, o candidato reprovado na primeira prova não terá direito a bolsa no primeiro ano do curso. O candidato que não for aprovado na segunda prova será desligado do programa. Serão aceitos certificados ou diplomas de último nível de cursos de línguas estrangeiras, oficialmente reconhecidos pelas autoridades competentes. Serão reconhecidos os exames de competência em leitura de língua estrangeira realizados quando da seleção e aprovação para o Curso de Mestrado em História Social no Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ ou em outros programas reconhecidos pela CAPES. Neste caso, deverá ser assinalada, na ficha de inscrição, a solicitação de dispensa, devendo o candidato anexar aos documentos exigidos para a inscrição a cópia digital do comprovante que fundamenta sua solicitação.

5. Sobre o sistema de cotas para negros, indígenas e/ou pessoas com deficiência física:

  • O candidato optante pelas cotas para negros, indígenas e/ou pessoa com deficiência física deverá assinalar a declaração apropriada na ficha de inscrição eletrônica.
  • Além das vagas abertas no processo seletivo, serão acrescidos outros 20% destinados às vagas de cotas.
  • A nota mínima para os candidatos optantes pelas cotas para negros, indígenas e/ou pessoa com deficiência física será 6,0 (seis) nas etapas da prova escrita e na prova oral de arguição do Projeto de Pesquisa e currículo.
  • Em relação às cotas, os casos omissos serão encaminhados pela Comissão de Seleção e Avaliação ao Colegiado do Programa de Pós-Graduação em História Social.

IV – RESULTADOS:

Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem como média final grau 7,0 (sete) ou superior. A média final resultará da média aritmética da avaliação em duas etapas: (a) nota na prova escrita, e (b) prova oral. A nota de aprovação em cada uma destas etapas é 7,0 (sete). A nota da prova de língua estrangeira não será considerada para o cômputo da média final.

Em relação aos candidatos optantes pelo sistema de cotas, serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem como média final grau 6,0 (seis) ou superior.

OBSERVAÇÃO: Os pedidos de vistas e revisão de provas deverão ser encaminhados ao PPGHIS nas 24 horas que se seguirem à divulgação oficial dos resultados, em cada uma das etapas do processo de seleção (com base nos itens 2, 4 e 6 do calendário a seguir).

V – CALENDÁRIO DO EXAME DE SELEÇÃO:

1) Divulgação da relação de candidatos cujas inscrições tenham sido homologadas:  29 de outubro de 2019, às 16 horas.

2) Divulgação da relação de candidatos aprovados no exame dos projetos: 25 de novembro de 2019, às 10 horas.

3) Prova escrita: 27 de novembro de 2019, de 15 horas às 19 horas.

4) Divulgação da relação dos candidatos aprovados na prova escrita, bem como de suas notas: dia 2 de dezembro, às 10 horas.

5) Prova oral: dias 3 e 4 de dezembro, a partir das 09 horas, por ordem alfabética ou conforme solicitação deferida pela Comissão de Seleção.

6) Divulgação da relação dos candidatos aprovados na prova oral, bem como de suas notas: 5 de dezembro, às 14 horas.

7) Prova de língua estrangeira: 9 de dezembro, de 09 às 11 horas.

8) Divulgação do resultado final: 11 de dezembro de 2019, às 16 horas.

VI – COMISSÃO DE SELEÇÃO

Membros Titulares:

  1. Antonio Carlos Jucá (presidente)
  2. Carlos Ziller
  3. Felipe Charbel
  4. Paulo Fontes
  5. Maria Paula Araújo

Suplente:

  1. Isabele de Melo
  2. Luiza Laranjeira

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

Rio de Janeiro, 15 de agosto de 2019.

Pedro Cavalcante
Sandra Helena Ribeiro Santos
Secretaria do PPGHIS

Lise Fernanda Sedrez
Gabriel Castanho
Coordenação do PPGHIS

Norma Côrtes
Diretora do Instituto de História