Topoi. Revista de História – vol. 20, n. 40| Janeiro-Abril 2019

O primeiro número de 2019 da TOPOI. Revista de História tem início com duas entrevistas. Seguindo uma tradição da revista, buscamos trazer aos nossos leitores não apenas artigos e resenhas, mas também outros textos que mobilizam questões relevantes da produção historiográfica contemporânea. A primeira entrevista é com Paul Thompson, que esteve no PPGHIS da UFRJ no ano passado e, após uma breve conferência, participou de um debate com nossos estudantes e professores.

A segunda foi realizada por Patrícia Aranha e Cláudio Correa com Marieta de Moraes Ferreira, professora do PPGHIS que, recentemente, se aposentou. Como se sabe, a atuação de Marieta no Instituto de História da UFRJ deixou marcas importantes nesta instituição e, nesta entrevista, ela debate sua trajetória e as questões mais recentes que, a partir de sua perspectiva, mobiliza a comunidade dos historiadores nos dias de hoje.

Na sequência, a TOPOI oferece a seus leitores, como acontece a cada número novo, artigos e resenhas que abordam temas variados e desenvolvem-se a partir de perspectivas particulares e inovadoras. Avançamos, assim, no nosso compromisso de divulgar estudos recentes e de qualidade. Desejamos a todos uma leitura proveitosa dos textos publicados.

Revista Topoi também está no Scielo.