Normas

Câmara Técnica de Ética em Pesquisa

PR2 – PRÓ-REITORIA DE  PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

A Pró-Reitoria de  Pós-Graduação e Pesquisa está motivada para iniciar discussões na UFRJ em torno da questão da ética em pesquisa, uma temática atual, de suma importância que envolve temas como integridade em pesquisa, participação de seres humanos ou animais em pesquisa, patrimônio genético, entre outros assuntos.

A PR2 está instituindo a Câmara Técnica de Ética em Pesquisa (CTEP), uma Câmara que assessorará a Pró-Reitoria e os PPG nessa questão. Mas essa é uma temática que precisa de todos nós, de cada um de nós, para ser enfrentada e discutida em nossa Universidade.

A Câmara Técnica de Ética em Pesquisa continua compromisso da UFRJ sobre pesquisa ética com seres humanos, desde 1996, quando instituiu os Comitês de Ética. Desde então,  toda e qualquer pesquisa, em qualquer área do conhecimento, envolvendo direta ou indiretamente seres humanos, tem que ser avaliada por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) antes de seu início. Os CEPs são colegiados independentes que têm por finalidade garantir que os participantes da pesquisa sejam adequadamente protegidos. Os Comitês de Ética cumprem a missão de zelar pela proteção aos sujeitos da pesquisa em nome da sociedade e de forma independente (múnus público) ao qualificar eticamente os projetos. Tornam-se, assim, co-responsáveis pela parte ética, juntamente com: o pesquisador (cuja responsabilidade é indelegável e intransferível), a instituição e o patrocinador, para assegurar o respeito aos direitos dos sujeitos de pesquisa.

Veja aqui o material informativo sobre a Câmara Técnica de Ética em Pesquisa slides_etica_em_pesquisa pdf